Roteiro 12 EA870 2S2009 Experimental

De DCA-Wiki

Contents

Lab 12 - Transmissão Serial com interrupção

Questões de estudo e que devem ser respondidas no relatório:

1. Determinando o vetor de interrupção da UART0.

Veja o manual MCF52223 ColdFire Integrated Microcontroller Reference Manual (MCF52223RM.pdf). Veja que o vetor de interrupção é dado por 64 + fonte da interrupção do dispositivo (veja em 13.1.1.3 Interrupt Vector Determination). Veja qual é a fonte de interrupção da UART0. (veja em 13.3.6.1 Interrupt Sources e a Tabela 13-13. Interrupt Source Assignments)

2. Determine os endereços dos registradores que controlam as interrupções da UART0 (veja em 23.3.10 UART Interrupt Status/Mask Registers (UISRn/UIMRn) ).

3. Os dois eventos de interrupção que iremos exercitar neste laboratório são os RXRDY e TXRDY. Eles geram uma única interrupção ou geram duas interrupções com vetores distintos?

Exercícios práticos a serem feitos

Repetir o exercício feito no roteiro 7, porém reescrevendo as subrotinas uart_init(), uart_checkchar(), uart_getchar() e uart_putchar(c) de modo que utilizem a uart por interrupção em duas versões:

1. Versão 1: utilizando interrupção apenas na leitura de teclado (RXRDY). Neste caso, a porta deve ser programada para aceitar interrupção RXRDY. Quando a interrupção ocorrer, o caractere é lido e colocado num buffer da interrupção que deverá ser lido pela função uart_getchar().

2. Versão 2: utilizando interrupção tanto para RXRDY como para TXRDY. No caso da interrupção TXRDY, é normal que esta interrupção esteja inicialmente desabilitada e só seja habilitada quando houver um primeiro caractere a ser transmitido (enviado pela uart_putchar() ). Deve existir também um buffer de caractere de saída. Quando uma interrupção TXRDY é gerada e o buffer está vazio, então a interrupção TXRDY deve ser novamente desabilitada.

Relatório a ser entregue

O relatório deve ser entregue por dupla na wiki antes da aula seguinte. O programa deve estar pronto para ser demonstrado por solicitação do professor no início da aula.

O relatório deve conter também as respostas para as questões iniciais deste roteiro assim como o princípio de funcionamento dos programas.

Entrega dos Relatórios

Turma E

Turma F

  • grupo 1 Marcus Vinicius Laganá e FabianoEmmanuel Montoro: EA870_R12
Ferramentas pessoais