Roteiro 11 EA870 2S2009 Experimental

De DCA-Wiki

Contents

Lab 11 Experimental Turmas E e F - Teclado usando interrupção IRQ4

Questões de estudo e que devem ser respondidas no relatório:

  • 1. Ligação do Teclado na interrupção IRQ4.

Explique como a solicitação de interrupção IRQ4 é acionada pelas teclas do teclado da montagem auxiliar. O que é necessário fazer para que o IRQ4 seja acionado? Veja o esquemático da placa auxiliar.

  • 2. Explique como funciona o EPORT (Edge Port Module) do coldfire (capítulo 14 do manual de

referência.

  • 3. Como se faz para configurar a solicitação IRQ4 para solicitar interrupção por nível ou por borda (subida, descida ou ambas)?
  • 4. Qual é o número do vetor de interrupção associado ao IRQ4?

Exercícios práticos a serem feitos

Neste laboratório, a idéia é implementar novamente a leitura do teclado, porém agora utilizando a interrupção IRQ4 e não a interrupção periódica feita pela temporizador utilizada no roteiro experimental 9 feito anteriormente.

O objetivo é aprender a programar a EPORT e experimentar diversos tipos de solicitação de interrupção, por nível ou por borda e verificar aquela que melhor se adapta para a varredura do teclado.

O objetivo também é comparar esta solução da varredura do teclado utilizando o IRQ4 e a solução utilizada no roteiro 9 experimental e dizer os prós e contras de cada solução.

Atenção, o programa principal deve ser o mesmo utilizado no roteiro 9, isto é, apenas as funções tecl_init, tecl_checkchar, tecl_getchar devem ser re-implementadas.

É importante que o teclado funcione como qualquer outro, isto é, quando se aperta a tecla, significa que a tecla já foi enviada e deve ser consumida pelo programa. O tempo que uma tecla fica apertada não é relevante e pode ser de duração indeterminada. A próxima tecla deve ser sinalizada apenas quando o usuário soltar a tecla e apertar outra novamente. A função implementada não deve utilizar nenhum rotina de temporização do tipo gastar tempo via laços inúteis. O teclado deve enviar apenas uma tecla quando ela é apertada. Lembrar que é comum que nestas teclas, exista o chamado ruído do chaveamento, onde quando se aperta uma tecla, na realidade o sinal é ruidoso e ele pode várias diversas vezes entre verdadeiro e falso tanto no aperto como na soltura da tecla. O seu programa, tanto na versão de interrupção pelo temporizador, do roteiro 9, como na versão por interrupção IRQ4 deve trazer este eventual ruído.

Relatório a ser entregue

O relatório deve ser entregue por dupla na wiki antes da aula seguinte. O programa deve estar pronto para ser demonstrado por solicitação do professor no início da aula.

O relatório deve conter também as respostas para as questões iniciais deste roteiro assim como o princípio de funcionamento dos programas e outros comentários que julgar pertinente para explicar a experiência feita.

Entrega dos Relatórios

Turma E

Turma F

  • Grupo 1: Marcus Vinicius Laganá e FabianoEmmanuel Montoro: EA870_R11
  • Grupo 2 Matheus Souza e Gustavo Azevedo de Oliveira: 071079_071855_R11
  • grupo 3 73816 Vinícius Follis Tasso e 77148 Vinícius Dessotti: 73816_77148_Rel11
Ferramentas pessoais