IA012:2014 1S:Lista 0

De DCA-Wiki

IA012 A - Segurança em Comunicação de Dados

FEEC - UNICAMP

Lista de Exercícios 0 (exercícios resolvidos em sala de aula)


1. Um sistema baseado no código de Vigenère com os 26 caracteres do alfabeto inglês mais o espaço em branco (27o caracter) foi usado para codificar uma frase em português resultando no seguinte texto cifrado:

ANKYODKYUREPFJBYOJDSPLREYIUNOFDOIUERFPLUYTS

Sabendo-se que foi utilizada uma chave aleatória e tão longa quanto o texto original, determine a mesma nos seguintes casos:

  • o texto original é: OS DIAS ESTAVAM MUITO ENSOLARADOS E BONITOS
  • o texto original é: AS NOITES ERAM MUITO FRIAS E AMEDRONTADORAS

Analise e discuta a robustez/segurança deste algoritmo, com base na facilidade/dificuldade de um atacante descobrir a chave tendo acesso apenas ao texto cifrado.

2. Considere um sinal de voz que foi amostrado a uma taxa de 8 KHz,e que cada amostra foi quantizada com 16 bits. Sabe-se que é possível alterar os dois bits menos significativos de cada amostra sem afetar significativamente a qualidade do sinal. Determine o menor intervalo (em segundos) do sinal de voz que deve ser transmitido para que uma imagem de 640 x 480 pixels em cores (RGB, 8 bits para cada cor por pixel) possa ser transportada deforma secreta dentro do mesmo.

3. Qual é o texto crifrado correspondente ao texto

TRANSPOSICAOMULTIPLADECOLUNA

quando é aplicada transposição dupla de colunas com chaves k1=7 e k2= 3421 ?

4. Analise em detalhes o efeito do erro em um bit na transmissão de um só bloco de código cifrado no modo CBC.

5. Em um sistema criptográfico em modo CBC, discuta os efeitos causados no transmissor e no receptor pela codificação de um bloco de texto P adulterado.

Ferramentas pessoais