GEJJ3D:Projeto Piloto

De DCA-Wiki

GEJJ3D -> Projeto Piloto

Contents

Projeto Piloto

Para auxiliar aos membros do grupo na compreensão dos mecanismos necessários ao desenvolvimento de um jogo 3D, iniciaremos o desenvolvimento de um projeto piloto, que passará a ser descrito a seguir. A discussão sobre o projeto está aberta a todos que quiserem participar, e convido a todos a interferir no texto a seguir de forma a irmos delineando os contornos do projeto. Não se sintam inibidos de participar.

Definições Preliminares

A idéia é gerar um jogo de aventura (adventure) onde jogadores de toda parte do mundo poderão se encontrar num mundo virtual para explorar áreas, resolver enigmas e cumprir missões. Ao contrário de outros jogos onde promove-se uma competição baseada em violência, com tiros, etc, nossa idéia é criar um jogo colaborativo, onde os participantes só conseguirão passar para as fases seguintes do jogo se desenvolverem algum tipo de colaboração com outros participantes. Ao iniciar o jogo, o jogador deverá escolher um dos portais disponíveis que o levará ao mundo escolhido. A idéia é que esses mundos virtuais possam estar distribuídos em qualquer lugar da Internet, como um servidor web. O jogador poderá criar seu próprio mundo, com cenário e criaturas personalizadas, onde outros jogadores poderão interagir. Ao adentrar um mundo, o jogador não possui ainda um corpo, podendo se apossar de algum corpo que não esteja sendo utilizado por outro jogador. (Não está claro ainda, se esse corpo se localizará em um repositório de corpos, ou se o jogador tomará o controle de uma criatura controlada por um bot - que vocês acham ?). A interação do usuário com os objetos e criaturas do mundo é definida pelo tipo de corpo que o jogador está comandando no momento. Dependendo do lugar (e do enigma que ele tem que satisfazer para ganhar a fase), pode haver algum tipo de corpo mais adequado para as atividades que o mesmo deve realizar. Dessa forma, ele poderá sair de um corpo e se apossar de outro mais adequado, quando for necessário. Os jogadores poderão realizar interferências no cenário do mundo em que está jogando, podendo criar conexões ou passagens, entre os mundos através de portais para outras áreas do mundo e para outros mundos, podendo assim estabelecer relações com outros jogadores.

Mais Definições

O jogo será em terceira pessoa, com cada player controlando um avatar, que pode ser um humanóide com feições configuráveis, ou talvez um robô (antropomórfico ou não), dependendo do desenvolvimento do projeto. O controle pode ser direto (setas do teclado para movimentar, etc), ou indireto, por meio de comandos escritos (“go north”, “stop”, etc).

Além disso, os avatares podem assumir alguma característica especial de acordo com o desafio. Por exemplo, caso eles sejam robôs, pode-se limitar a quantidade de combustível, para que seja necessário percorrer o caminho mais apropriado (isso pode ser implementado inclusive se os avatares originais forem humanos, sendo, para esse desafio, apresentados em uma versão robótica). Pode-se, também, limitar algum comando, algo no tipo “esse desafio deve ser resolvido sem pular”, “sem andar para trás”, etc. Eles podem ainda ganhar alguma habilidade, como voar, etc.

Para acessar os diferentes puzzles, os players contariam com um sistema de portais e de ID para poderem viajar para os desafios desejados, e desta forma este sistema entraria em harmonia com o método de inclusão de novos cenários, bastando apenas o player armazenar a ID do desafio em um ‘favoritos’. Esses ID’s poderiam ser armazenados na forma de objetos deixados nos diferentes ambientes, para a descoberta dos mesmos por novos Players que visitem o ambiente.

O método de seleção de personagem que realizaria a tarefa seria exposto por uma interface dinâmica, na qual o player estaria apto a escolher um modelo pré-criado ou personalizar um, escolhendo algumas habilidades dentre várias disponíveis que o ajudasse a realizar o puzzle. Será possível a troca de modelo durante o desafio,.

Sistema de Recompensas

A cada desafio completo, o player ganha pontos em seu ‘CD’ (coeficiente de desenvolvimento), no qual ele pode gastar tais pontos para melhorar habilidades, conseguir skins diferentes para os robos, e liberar outras funcionalidades extras.

--- por favor, contribuam com mais idéias ....

Ferramentas pessoais