GEJJ3D:Onde eu me encaixo

De DCA-Wiki

GEJJ3D -> Onde eu me encaixo ?

Equipe de Desenvolvimento

O processo de desenvolvimento de um Jogo pode ser divido em quatro etapas: game design, level design, arte/animação e programação. Essas etapas são executadas por uma equipe de profissionais multidisciplinar que se subdivide em três áreas: game design, arte e programação.

A seguir serão abordadas algumas áreas de atuação na indústria de jogos:


Game Designer / Roteirista O game designer conhecido também como projetista do jogo está envolvido em todas as etapas do desenvolvimento do jogo. É quem escreve a história do jogo para que ele fique atrativo, interessante e coerente. Responsáveis pela criação das idéias para a concepção do jogo e pela elaboração do Design Document.


Level Designer Também conhecido como projetista de níveis/fases é o profissional responsável por elaborar as fases dos jogos estruturando os desafios e surpresas. Assim como o projetista do jogo pode trabalhar em todas as etapas do desenvolvimento do jogo.


Desenhista conceitual Esse profissional é responsável pela criação dos ambientes e personagens usando técnicas de 2D - como desenho à mãe, pintura e colorização em programas como photoshop. O jogo é feito em cima desses desenhos, que agilizam a correção de erros e mostra como serão as seqüências de animações que entram nos jogos.


Profissional de 3D e animação Faz a modelagem dos personagens, cenários e animação dos jogos. Este profissional pensa no ambiente e nos personagens do jogo assim como um arquiteto imagina o ambiente de uma casa. Este trabalho também envolve cruzar limites de espaço, profundidade, iluminação e dimensões do ambiente dos games.


Para saber mais: Exemplo de Design Document. e Art Conceitual[1] A Equipe de Desenvolvimento – Parte I: Game Designer [2] A Equipe de Desenvolvimento – Parte II: Produtor [3] A Equipe de Desenvolvimento – Parte III: Programador [4]

Ferramentas pessoais