EA8701S2007 Respostas Estudo Roteiro 9

De DCA-Wiki

1. Explique os seguintes conceitos: comunicação full-duplex, half-duplex, baud rate, padrão RS-232C.

Resposta:Uma comunicação é dita full duplex (também chamada apenas duplex) quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que os dois podem transmitir dados simultaneamente em ambos os sentidos (a transmissão é bidirecional). Poderíamos entender uma linha full-duplex como funcionalmente equivalente a duas linhas simplex, uma em cada direção. Como as transmissões podem ser simultâneas em ambos os sentidos e não existe perda de tempo com turn-around (operação de troca de sentido de transmissão entre os dispositivos), uma linha full-duplex pode transmitir mais informações por unidade de tempo que uma linha half-duplex, considerando-se a mesma taxa de transmissão de dados.

Uma comunicação é dita half duplex (também chamada semi-duplex) quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que ambos podem transmitir e receber dados, porém não simultaneamente, a transmissão tem sentido bidirecional. Durante uma transmissão half-duplex, em determinado instante um dispositivo A será transmissor e o outro B será receptor, em outro instante os papéis podem se inverter. Por exemplo, o dispositivo A poderia transmitir dados que B receberia; em seguida, o sentido da trasmissão seria invertido e B transmitiria para A a informação se os dados foram corretamente recebidos ou se foram detectados erros de transmissão. A operação de troca de sentido de transmissão entre os dispositivos é chamada de turn-around e o tempo necessário para os dispositivos chavearem entre as funções de transmissor e receptor é chamado de turn-around time.

RS-232 (também conhecido por EIA RS-232C ou V.24) é um padrão para troca série de dados binários entre um DTE (terminal de dados, de Data Terminal equipment) e um DCE (comunicador de dados, de Data Communication equipment). É comumente usado nas portas seriais dos PCs.


2. O que é uma Interface Serial Assíncrona (Asynchronous serial communications interface) /1, 2/?

RespostaComunicação serial assíncrona descreve um protocolo de transmissão assíncrono no qual cada sinal de inicialização (start) é enviado previamente para cada byte, caractere ou código de palavra e um sinal de finalização (stop) é enviado após cada código de palavra. O sinal de inicialização serve para preparar o mecanismo de recebimento para a recepção e registro do símbolo. O sinal de finalização serve para preparar o mecanismo de recepção para o próximo sinal. Um tipo comum de sinal de inicialização-finalização é o ASCII sobre RS-232, por exemplo para uso em operação de teletipo.

3. O que significa SCI e quais as principais funcionalidades da SCI do HC11 /1, 2/?

Resposta:SCI = Serial communtications interface = interface de comunicao serial, que e um dos dois subsistemas independentes de I/O serial da família do M68HC11. É ful-duplex assincrono, usando um formato padão "non-return-to-zero" (NZR) (=1 bit de start, 9 ou 8 de dados e um de stop).

4. Qual é a forma de onda do sinal transmitido/recebido quando a comunicação serial assíncrona utiliza 1 start bit, 8 data bits e 1 stop bit?

Resposta:para um sinal de dados 11111111. Teremos 16 ciclos de clock de valor nulo (indica o inicio), depois 8 ciclos de valo alto e mais 16 ciclos de clock nulo (indica o fim). Portanto teremos uma onda quadrada.

5. Qual é o valor que se deve escrever no registrador BAUD para que a porta serial opere a uma taxa de 9600 bps, sabendo que o cristal da CPU é de 8MHz?

Resposta:um possivel valor e 00110000

6. Qual é o valor deve ser escrito no registrador SCCR1 para que o formato da comunicação serial seja de 1 start bit, 8 data bits e 1 stop bit?

Resposta:um possivel valor e 00000000

7. Qual é o valor que deve ser escrito no registrador SCCR2 para que a UART não funcione por interrupção, porém tenha ambos transmissor e receptor habilitados?

Resposta:um possivel valor e 00001100

8. Qual bit do registrador SCSR deve ser testado para se saber se existe algum caractere recebido pela porta serial?

Resposta:O bit 5 deve ser testado (RDRF)

9. Qual bit do registrador SCSR deve ser testado para se saber se é possível enviar um novo caractere para o transmissor?

Resposta:o bit 7 (TDRE)

10. Qual é a diferença entre os bits TDRE e TC do registrador SCSR?

Resposta:TC verifica se o trasmissor esta ocupado enviando alguma coisa. O TDRE verifica se um caractere, previamente, escrito no SCDR foi transferido para o trasmissor para ser enviado para a porta serial.

11. Qual é a diferença entre os bits RDRF e IDLE do registrador SCSR?

Resposta:O RSRF informa se recepcao foi completada (pela porta paralela) se for = 1. Se for = 0, ainda nao foi completada. IDLE: indica se a linha RxD esta ativa ou nunca mais foi ativada desde o ultimo clear no IDLE (para bit =0). Se bit = 1, diz que a linha RxD se tornou inativa (ocupada).

12. O que significa erro de overrun, indicado pelo bit OR do registrador SCSR?

Resposta:É o alinhamento entre o recebimento de um caractere com os dados que estão sendo recebidos. Isso quer dizer que um caractere que foi recebido pela porta serial e que estava pronto para ser transmitido para o SCDR, não pode ser transmitido pois um caractere que foi recebido anteriormente ainda não foi lido até aquele momento.

13.O que significa erro de quadro, indicado pelo bit FE do registrador SCSR?

Resposta:O erro de quadro indica um erro de alinhamento entre a recepcao de caractere com os dados ques estao sendo recebidos.

14. Para que serve o registrador SCDR?

Resposta:Este registrador serve para funções de leitura/escrita.

Ferramentas pessoais